• "A mente que se abre a uma nova idéia, jamais retornará ao seu tamanho original" (Albert Einstein)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quebra de paradigmas

A educação a distância sempre foi uma possibilidade bastante remota, onde fui bastante resistente a essa proposta. Porém hoje a educação a distância faz parte da minha realidade e mesmo enfrentando dificuldades, é uma nova oportunidade de estudar, de conciliar e planejar o meu tempo.
Resistir à educação a distância é cultural, pois muitos (inclusive eu) acreditam que só é possível estudar com um professor presente em sala de aula e que a interação também só é possível com o professor e os colegas presentes em sala de aula.
Hoje por meio da tecnologia, inclusive da internet mais acessível é possível a interação de conteúdos, de idéias, com rapidez e com informações sobre inúmeros assuntos e temas.
Viver essa realidade possibilita a vivência de opiniões diversas, da ampliação de conhecimentos e pensamentos, além de permitir que o aluno tenha seu horário de estudo flexível em que este possa acessar o conteúdo das aulas a qualquer hora e local.
E estudar a distância faz com que o aluno procure materiais diversos inclusive de vários autores e opiniões gerando assim, um arquivo rico de material de leitura e pesquisa.
Estou ainda no início do curso, com muitas dificuldades para enfrentar, mas a idéia que antes era assustadora, hoje é mais tranqüila e instigadora.
Muitas novidades ainda serão relatadas.
Aguardem!!

2 comentários:

  1. Rê, acredito que a Educação a Distância seja um modelo de ensino sem volta e que daqui prá frente tende a progredir exponencialmente e nos surpreender a cada dia.
    Faço parte desta nossa geração de quebras de paradigmas, e o preconceito contra EAD era um desses.

    1 de outubro de 2011 11:45

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina,
    escreveu uma verdade mais acima: a EaD é uma questão cultural, ou seja, resistir ou aderir a ela... mas como dizem os antropólogos, uma cultura se modifica (mesmo que lentamente), é reapropriada... é reavaliada e vivenciada de modo diverso... é o que a EaD tem proporcionado: uma nova vivência cultural.
    Tutora Renata Cardoso Belleboni Rodrigues

    ResponderExcluir